Nos contate pelo Whatsapp

Este site utiliza cookies para coletar informações sobre como os nossos visitantes usam nosso site. Estas informações nos ajudam a proporcionar a você a melhor experiência possível, personalizar o conteúdo que oferecemos e apresentar ofertas adequadas aos seus interesses. Para mais informações sobre o uso que fazemos dos cookies, acesse a nossa Política de Privacidade. Ao continuar no site consideramos que você concorda com isso..

VWCO oferece consultoria especializada para mobilidade elétrica com o e-Consórcio

Criado em 28/03/2024

· Pela primeira vez, marca prevê da montagem à infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria de caminhões elétricos

· ABB e GDSolar são as novas integrantes do e-Consórcio e se juntam a CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens e Ele

O e-Consórcio e o e-Delivery marcam o início de uma nova era de produtos e soluções para o ecossistema de transporte e logística. Inovação está no DNA da Volkswagen Caminhões e Ônibus e, em conjunto com parceiros de peso mundial para o negócio, passa a oferecer uma verdadeira consultoria para a viabilização da mobilidade elétrica.

Para isso, novas empresas entraram no e-Consórcio: a ABB e a GDSolar que chegam para oferecer soluções de carregamento e energia limpa. Juntam-se a CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Siemens, Semcon e Eletra para transformar a indústria do transporte no Brasil.

“Um dos desafios do projeto do e-Delivery foi como viabilizá-lo. Para isso, procuramos por parceiros que pudessem trazer junto com a VWCO a tecnologia de componentes, mas também olhando para todo o ciclo de vida do produto, desde a aquisição até o final de vida dele. Tudo isso foi viabilizado pelo e-Consórcio”, ressalta Walter Pellizzari, gerente executivo de Estratégia Corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Alinhada ao conceito sob medida da marca, uma equipe especializada da montadora e de suas parceiras vai estar sempre pronta para orientar os clientes sobre a melhor solução de carregamento e energia para a aplicação visando ao melhor custo total de operação.

Lançado em 2019, o inédito e-Consórcio prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada. Com isso, facilita o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais. O e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação.

Entre as atividades de cada parceiro do e-Consórcio estão:

• CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição, manutenção e destinação final das baterias.• Siemens e ABB, para fornecimento de infraestrutura e carregadores.• GDSolar para fornecimento de energia limpa.• Bosch, WEG e Meritor para fornecimento de componentes.• Semcon para prestação de serviços de engenharia.• Eletra como parceria estratégica.

Inovação por toda parte, com relevantes investimentos

Conheça um pouco mais sobre as atividades e investimentos realizados pelos parceiros do e-Consórcio.

CATL e Moura: fornecimento, gerenciamento, distribuição, manutenção e destinação final das baterias

Juntas, a CATL e a Baterias Moura fornecem os sistemas de baterias de íons lítio e seus componentes, no entanto a responsabilidade vai muito além. A Moura e a Volkswagen Caminhões e Ônibus estão trabalhando em conjunto na destinação final adequada e reciclagem das baterias, seguindo as melhores práticas de mercado com foco na sustentabilidade ambiental.

Todo o processo começará com a coleta da bateria nas concessionárias e, após uma avaliação técnica, ela passará por um processo de preparação para assim seguir para a destinação adequada e reciclagem.

A CATL, a maior fabricante e líder no desenvolvimento de baterias de íons lítio no mundo, envia os componentes para a unidade da Baterias Moura em Belo Jardim (PE), onde a empresa investiu em uma nova área de pré-montagem especifica para o sistema de baterias de íons lítio. Além disso, a Baterias Moura tem um espaço para a consolidação do pacote na fábrica da VWCO em Resende.

Siemens e ABB: infraestrutura e carregadores

No e-Consórcio, a Siemens e a ABB ficarão responsáveis por fornecer a infraestrutura de recarga no cliente. As empresas contam com um portfólio completo de soluções e de serviços de carregamento que vão desde diferentes estações com elevada capacidade energética a soluções inteligentes e diversificadas para o abastecimento de vários veículos em um mesmo local.

Os carregadores de alta potência têm a capacidade de alimentar os caminhões com 24 a 150 kW de acordo com a sua configuração. Podem ainda recarregar múltiplos veículos simultaneamente. Para a melhor escolha, elas vão atuar junto com a VWCO na orientação do cliente.

GDSolar: fornecimento de energia limpa

Com 61 usinas de geração de energia fotovoltaica instaladas em 14 estados do país, a GDSolar é a nova parceira da Volkswagen Caminhões e Ônibus no e-Consórcio para apoiar os clientes com fornecimento de energia solar de uma fonte 100% renovável.

A empresa chega para completar a viabilização da cadeia de recarga veicular, provendo uma solução completa de energia sustentável, a geração de energia solar, rede elétrica, instalações nos clientes e concessionários e o carregador veicular.

WEG, Bosch e Meritor: componentes

A WEG é uma multinacional brasileira e no e-Consórcio é a responsável pelo fornecimento do conjunto motor e inversor de tração. Para o e-Delivery, a empresa junto com a Engenharia da VWCO desenvolveram uma solução customizada para aplicação, trabalho este que passou desde a definição do dimensional do conjunto, atendimento às normas, curvas de torque e potência, além do desenvolvimento de um novo software para controle do inversor de frequência atendendo aos mais exigentes requisitos automotivos.

O componente fornecido pela a Bosch é a unidade de controle do veículo com uma nova tecnologia com elevado poder de processamento, sendo o cérebro do veículo e ficando responsável pelas funções da mobilidade na arquitetura eletroeletrônica. Além disso, a empresa fornece soluções de software embarcado para a eletrificação veicular.

Com um time multifuncional envolvendo engenheiros de diversos países como Brasil, Alemanha, Índia, Áustria e Vietnã, a empresa também nacionalizou a produção da unidade de controle do veículo, ajudando o projeto não só com conteúdo local, mas também com um serviço ágil e completo para o cliente.

Além de já ser uma parceira do Consórcio Modular, a Meritor dá mais uma contribuição: o fornecimento de uma nova classe de eixos ECO – Electric Compatible desenvolvida para a aplicação. Ao longo do processo, a empresa dedicou um time de engenheiros para apoiar os testes e validações garantindo seu padrão de qualidade e confiabilidade.Semcon: prestação de serviços de engenharia

A Semcon tem o papel de prestadora de serviços de engenharia no e-Consórcio atuando nas áreas de montagem de protótipos, ferramentaria, além de apoio na engenharia do produto e testes. Ao todo a Semcon dedicou cerca de 50 profissionais envolvidos nas atividades e com experiência e formação diversificada, como mecânicos, ferramenteiros, analistas, engenheiros de produto e testes, garantindo o atendimento do cronograma do projeto. Eletra: parceria estratégica

A Eletra, empresa brasileira que é referência nacional e internacional em transporte público sustentável, é uma parceira estratégica no e-Consórcio e junto com a VW Caminhões e Ônibus busca novas soluções para eletromobilidade. A parceria prevê a cooperação para o desenvolvimento de veículos eletrificados.